We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Viola Micaelense - Ecos dos Mestres

by Rafael Carvalho

supported by
/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €12.50 EUR  or more

     

1.
Tanchão 01:30
2.
Sapateia 03:27
3.
Mouraria 02:44
4.
Aurora 02:47
5.
Saudade 03:53
6.
7.
8.
9.
Bela Aurora 01:50
10.
A Malva 02:35
11.
Chamarrita 02:58
12.
O Tangedor 03:51
13.
14.
15.
Balho Furado 02:59

about

Viola Micaelense – Ecos dos Mestres…

A nossa Viola, na Região, no País, e pelos vários cantos do mundo por onde anda espalhada, teve e tem um importante papel na congregação de pessoas, na manutenção de tradições, proporcionando momentos de convívio, lazer e amizade, quer tocada a solo, quer acompanhando “balhos” ou dando a base musical para cantares de improviso.

Nos Açores é denominada, comummente, como Viola da Terra ou Viola de Dois Corações (em determinadas Ilhas). É um instrumento muito versátil, integrando vários agrupamentos musicais, onde pode ter uma intervenção distinta de acordo com cada contexto.

No entanto, e a meu ver, é na sua execução a solo, com modas de enorme diversidade melódica, muitas de elevado grau de dificuldade, que a Viola demonstra todas as suas capacidades e sonoridade para que foi construída.

Depois de ter editado, em 2018, o álbum “9 Ilhas, 2 Corações”, com 80 modas do Cancioneiro dos Açores, modas de todas as Ilhas, entendi ser de grande relevância a edição de um álbum dedicado aos Mestres da Viola da Terra da Ilha de São Miguel e ao importante espólio musical que nos deixaram ao longo de décadas.

A Viola é aqui interpretada a solo, em inúmeras peças, mas também aparece acompanhada por outra Viola (Viola acompanha Viola, dizia tantas vezes o meu Mestre Carlos Quental) e acompanhada ao Violão, naquelas que eram as suas formas mais puras de sobressair.

Agrupar, num único álbum, essa diversidade de modas, da “Aurora”, “Pezinho”, “Chamarritas”, “Sapateia”, à incontornável “Saudade”, numa execução baseada nas recolhas e registos de alguns dos mais conhecidos e reconhecidos Mestres da Ilha de São Miguel, é a oportunidade de deixar mais um registo e mais um contributo para um maior conhecimento e valorização da nossa Viola.

A escolha do repertório baseou-se em peças com características de execução mais complexas e mais desenvolvidas do que as habituais “modinhas” com estrutura de quadra e refrão, que temos em quantidade de largas centenas. Pretende-se, aqui, destacar aquelas composições que percorrem a escala da Viola, de uma ponta à outra, que “dobram” os bordões e ordens triplas da Viola, mas que também retinem os sons agudos.

Faltarão tantos outros, que nunca tiveram a oportunidade de ter o seu trabalho registado, e faltará ainda uma imensidão de modas que se perderam no tempo. Como homenagem a todos os que tocam as nossas Violas, em qualquer parte, com qualquer técnica ou afinação, integra este trabalho “O Tangedor”, dedicado aos Mestres da arte de Tanger (tocar) a Viola.

Pelo legado que nos deixam, pela sua importância e impacto, do passado e até aos nossos dias, surgiu a composição “Ecos dos Mestres”.

Temos uma enorme dívida de gratidão para com todos!

Rafael Carvalho, Maio de 2023.

1 - Tanchão - Baseado na versão de Miguel de Braga Pimentel | 2 – Sapateia – Baseado na versão de Edmundo Moniz Pimentel e Manuel Moniz Pimentel | 3 - Mouraria – Baseado na versão de Miguel de Braga Pimentel | 4 – Aurora – Baseado na Versão de Arsénio Machado da Silva e Manuel Cabral Gravita | 5 – Saudade - Baseado na Versão de Constantino Amaro e Libório Raposo | 6 - Pezinho Velho - Baseado na versão aprendida com Carlos Quental | 7 – Ecos dos Mestres – Rafael Carvalho | 8 – Chamarrita do Meio – Baseado na versão de Miguel de Braga Pimentel | 9 – Bela Aurora - Baseado na Versão de António Dias de Medeiros | 10 – A Malva - Baseado na Versão de José de Oliveira (Escola de Violas da Relva) | 11 – Chamarrita - Baseado na versão aprendida com Carlos Quental | 12 – O Tangedor – Rafael Carvalho | 13 - Balho da Povoação - Baseado na versão de Francisco Sabino | 14 – Fado da Noite e Fado Menor – Fado da Noite baseado na versão tocada na Ribeira Quente. Fado Menor baseado na versão de Miguel de Braga Pimentel | 15 – Balho Furado – Algumas das passagens baseadas em recolhas de tocadores da Ribeira Quente.

credits

released June 6, 2023

Rafael Carvalho – Viola da Terra e Violão.
Gravação: Rafael Carvalho.
Mixagem e Masterização: Luís Xavier.
Concepção Gráfica: Paulo Bettencourt.
Fotografias: Rafael Carvalho.
Arranjos de todas as peças: Rafael Carvalho.

license

all rights reserved

tags

about

Rafael Carvalho Azores, Portugal

Rafael Carvalho, músico natural dos Açores, é um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra a nível Regional e Internacional. Para além da pesquisa e ensino do Instrumento em várias escolas, das quais se destaca o Conservatório de Ponta Delgada, editou 5 Álbuns de Viola da Terra a Solo:
Tem ainda 3 livros editados do seu “Método para Viola da Terra". Produz diversos eventos, anualmente.
... more

contact / help

Contact Rafael Carvalho

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Rafael Carvalho, you may also like: