We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Sons no Tempo

by Trio Origens

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €10.99 EUR  or more

     

1.
2.
Rema 02:53
3.
4.
Lundum 03:57
5.
6.
7.
A Chuva 04:41
8.
9.
Chamateia 03:34
10.
El Açor 03:35

about

Os sons de um Trio

Há muito que o Rafael Carvalho assumiu a nobre missão de divulgar e valorizar a Viola da Terra, um dos mais identitários elementos da nossa cultura popular, suporte musical do nosso cancioneiro, e verdadeiro ícone da identidade cultural açoriana.

Nessa demanda, em 2016, convidou a Carolina e o seu violino, e o seu irmão César, exímio tocador de violão. Uma cumplicidade que os levou a subir a muitos palcos e partilhar a sua musicalidade com muitas audiências.

Ao longo dos últimos anos o Trio foi consolidando um vasto repertório e é parte dele que agora registam em disco, para marcar esta primeira etapa do seu percurso, deixando assim um sentido testemunho e um legado. Escolheram dez temas, dos muitos a que foram habituando os seus públicos e seguidores.

O CD inicia-se com a Cantiga Bailada (01), uma canção tradicional da Beira Baixa, popularizada pela Brigada Victor Jara, com arranjo de Rafael Carvalho, onde Violino e Viola da Terra dialogam em despique, em pergunta e resposta. Rema (02), do cancioneiro tradicional açoriano, traz-nos a dolência e a nostalgia dos ilhéus, condenados a remar num mar infinito. O Fado da noite (03), com arranjo de Rafael Carvalho e Ana Paula Andrade, é um choro em tom menor que se nos entranha, feito de tristeza e mágoa. Em Lundum (04), a melancolia persiste e vem numa cadência que aguça a emoção, nessa forma insular de sentir o contentamento descontente. Na Danza del Oso (5), um baile medieval em registo mais alegre, a Viola da Terra e o Violino dançam muito ligados, e sobressai o virtuosismo da nossa Viola, com os seus solos nítidos e bem ritmados, alternados com o violino, numa coesão resultante do arranjo de Rafael Carvalho. Rosinha dos Limões (6), o fado de Artur Ribeiro, chorado pelo violino e pela nossa viola que toma o lugar da guitarra portuguesa, transporta-nos às fatídicas paixões dos becos e das ruelas de Lisboa. A Chuva (7), o original de Jorge Fernando, já imortalizado pela voz de Mariza, aqui vem cantado pelo violino que é acompanhado por essa viola-guitarra de dois corações. A Dança dos Camponeses (8), de Carlos Paredes, é uma balada que se transforma em dança rápida e nos lembra as festas de verão em altura de colheitas. A Chamateia (9), canção de Luis Bettencourt com letra de António Sousa, é uma das mais populares canções açorianas da atualidade, aqui em mais um arranjo feito para o trio por Rafael Carvalho. Por fim, o El Açor (10), de Sérgio Ávila, já um clássico no repertório das tunas e também do programa do Trio, com o qual finalizam as suas atuações, para terminarem em tom maior e em ritmo alegre e acelerado.

O resultado final deste trabalho muito fica a dever a Emanuel Cabral, técnico da excelência do som, e em cujo estúdio foram feitas as gravações.

E assim foi… aos dois corações da Viola-da-Terra juntaram-se os corações do Rafael, da Carolina e do César e surgiu um disco acústico, instrumental, sentido…verdadeiramente Ex Corde.

credits

released October 6, 2020

Gravação, Mixagem e Masterização: Emanuel Cabral
Design: AcoresPro

license

all rights reserved

tags

about

Rafael Carvalho Azores, Portugal

Rafael Carvalho, músico natural dos Açores, é um dos maiores dinamizadores da Viola da Terra a nível Regional e Internacional. Para além da pesquisa e ensino do Instrumento em várias escolas, das quais se destaca o Conservatório de Ponta Delgada, editou 5 Álbuns de Viola da Terra a Solo:
Tem ainda 3 livros editados do seu “Método para Viola da Terra". Produz diversos eventos, anualmente.
... more

contact / help

Contact Rafael Carvalho

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Sons no Tempo, you may also like: